Cursos

O RADA - Resgate em Áreas de Difícil Acesso é realizado no primeiro final de semana de cada mês, por isso para saber quando será o próximo curso, basta verificar o calendário; tem carga horária de 24hs (12hs sábado e 12hs domingo de 08:00 às 20:00 cada dia).

Ponto de encontro: na Praça da Estação de Paracambi, próximo a cabine da PM de Paracambi, pois lá você encontrará, nossa equipe a caráter. Material a levar: A roupa deve ser leve, mas que resista, evitar roupas de ginástica ou de passeio, o aluno dorme no local, então deverá levar seu material de pernoite, e se quiser barraca, que é o mais recomendado.

O aluno receberá camisa do curso, almoço, café dos dois dias e certificado ao final. Para chegar em Paracambi:

De carro - Rodovia Presidente Dutra sentido SP e logo após o Pedágio, que fica em Seropédica, entrar à direita na SAIDA 212, aí já começa Paracambi, seguir até a praça central da cidade.

De trem - Na central do Brasil pegar o Japeri, saltar no final em Japeri e pegar a conexão Paracambi na própria estação. O final é no local de encontro, ou seja, na praça. De ônibus - Entre a central do Brasil e o Palácio do Exército, no centro da cidade do RJ, existe o ônibus direto, o NORMANDY que vai da central x Paracambi. O final dele é no ponto de encontro, ou seja, na praça da estação.
RAR

Após muitas turmas formadas em RADA verificamos que mais poderia ser feito aos Profissionais de Saúde e Segurança Pública. Então todos os RADAs especializados ensinavam aos outros suas habilidades específicas. Em 2000, com a ajuda do Corpo dos Fuzileiros Navais - COMANDOS ANFÍBIOS, pudemos incrementar o conteúdo programático do RAR, tornando-o um dos mais completos cursos na área de Resgate e Socorro. Atualmente é um referencial que distingue os profissionais especializados.
B.F.U
Busca em Floresta Urbana

1º Curso realizado, é o Pai do RADA/RAR e avô de todos os Cursos da ABR. Por sua característica SIMPLES, torna seu conteúdo repleto de aventuras e emoções inesquecíveis. Todo seu contexto é rigorosamente preservado, valorizando sobretudo os princípios fundamentais de VALORIZAÇÃO A VIDA.
O Parque Nacional da Tijuca é o cenário desde 1998 e a carta utilizada ainda é a mesma por tradição. É conceituado como melhor curso do sistema.
Gratidão a Cosme, Juarez, Albuquerque, Molina* e aos Instrutores Waldecy, Flavio, Renato, Manoel, Requião, Alexandre Véu, Pupim, Amarelo, Garrido, Jocivaldo e o grande Beto
Em 2005, a equipe de instrutores do RADA/RAR decidiu inserir os conhecimentos diversificados do Resgate na área estrutural urbana edificada, através do Instrutor Cunha recém formando no CSALT e CESMONT pudemos criar um curso que atendesse a característica do serviço de Resgate aos Profissionais de outras esferas.

RESGATE EM MONTANHA
CRMONT

CURSO ANTERIORMENTE REAÇIZADO PELO 1ª União de Montanhistas, e hoje dirigido pela ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RESGATE dedica grande parte de suas atenções aos ensinamentos de RESGATE difundidos em 1998 pelos Clubes Excursionistas Carioca, Guanabara, Light, Rio de Janeiro e Brasileiro. Segue os mesmos trechos de treinamento na Cidade do Rio de Janeiro em uma maravilhosa paisagem. Visa atender com QUALIDADE e SEGURANÇA todos os visitantes e praticantes de esportes de aventura que passam pela Cidade Maravilhosa. Carga Horária 80 h/a.
Gratidão aos Beneméritos: Cel. Med. Garrido e Cel.PM Amendola (CEG)
EVAPP
Embarcações, Veículos e Aeronaves em Pequenas Profundidades

Emborrachado de braço, o curso surgiu através do Treinamento com o Grupo Renegados em 2012. Teve o apoio do Instrutores Carlos Mira (AcquaSchool), Celso (CPC), Iaralene (ABR) , Irmãos Lima (Ilha Grande), Veteranos e Equipe Delta Scuba - GOE.
Resgate aplicado ao mergulho em até 6 mts para situações em que os cuidados a Vida sejam o referencial das ações. Não é um curso de mergulho. Duração 6 meses – 2 turmas por ano